Produtos Digitais

Imagem
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas R$ 25,00 Manual de Boas Práticas Farmacêuticas para atender os requisitos da  Resolução nº 44/09  da ANVISA e  Resolução nº 357/01  do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de Boas Práticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos comercializados e serviços prestados pelo estabelecimento. Normas elaboradas de acordo com as rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos. Clique aqui  para comprar o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para Farmácia R$ 25,00 O plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido e a preservação do meio ambiente. Mini

POP 011 - Aferição da Glicemia Capilar

Glicosímetro

1. Objetivo: padronizar o procedimento de monitorização da glicemia capilar.

2. Áreas envolvidas: área de atenção farmacêutica.

3. Responsabilidades: é de responsabilidade do profissional farmacêutico fazer a monitorização da glicemia capilar, bem como orientar seu cliente em relação ao Diabetes, seus cuidados e controle.

4. Material necessário: álcool 70%, alcohol swabs, descartex, glicosímetro, lanceta, lancetador, luvas cirúrgicas e tira-teste.

5. Procedimentos:

a. Preparar o glicosímetro e o lancetador.

b. Explicar o procedimento ao cliente.

c. Realizar a assepsia das mãos, conforme POP 001.

d. Calçar as luvas cirúrgicas.

e. Retirar a tira teste da embalagem e introduzi-la no aparelho, evitando tocar na parte reagente. OBS.: Para garantir a obtenção de resultados precisos, certificar-se de que o número de código exibido no sensor é o mesmo do quadro azul localizado na lateral do frasco de tiras-teste. Ao visualizar a palavra "COdE" (CÓDIGO) e o número do código na tela do visor, use o botão "c" para avançar ou o botão "m" para retroceder até encontrar o número que coincide com o número do frasco de tiras-teste. O sensor possui um total de 50 códigos. Quando o número de código estiver configurado, os símbolos da gota de sangue e da tira-teste serão exibidos na tela do visor. Se desejar voltar para a tela de número de código depois que os símbolos da gota de sangue e da tira-teste forem exibidos, pressionar o botão "c".

f. Escolher o local para a punção, o melhor é a ponta dos dedos, evitando a polpa digital.

g. Desinfetar o dedo do cliente com alcohol swabs e aguardar tempo suficiente para evaporação deste.

h. Ajustar a configuração de profundidade do lancetador no Nível 1.

i. Tocar levemente o lancetador (com a tampa escura) na lateral da ponta do dedo;

j. Pressionar o botão de liberação.

k. Se necessário, apertar suavemente o dedo até que uma gota de sangue do tamanho da cabeça de um alfinete se forme.

l. Encostar a tira-teste levemente inclinada na amostra de sangue.

m. Não retirar a tira-teste até ouvir um bipe ou visualizar uma pequena linha se movendo em sentido horário na tela do sensor. Isso significa que foi aplicado sangue suficiente e que o sensor está lendo o nível de glicose. Se a linha não for exibida se movimentando pela tela do sensor após cinco segundos, isso poderá significar que a amostra foi pequena demais. Acrescentar mais sangue à mesma área de amostra anterior em até 60 segundos contados a partir da primeira aplicação. O resultado do teste de glicose no sangue estará completo quando for mostrado na tela do visor. Dois bipes serão emitidos, se o aviso sonoro estiver ativado. O tempo que o sensor leva para realizar o teste depende do nível de glicose. Quanto mais alto estiver o nível de glicose, mais o resultado irá demorar. OBS.: Não pressionar a tira-teste contra o local do teste. Não esfregar o sangue na tira-teste. Não aplicar sangue na parte plana da tira-teste. Não aplicar sangue em uma tira-teste que estiver fora do sensor. Não colocar sangue ou objetos estranhos na porta da tira-teste.

n. Fazer a leitura do resultado. O glicosímetro desligará automaticamente após o término do exame.

o. Fazer pressão no local da punção por alguns instantes com alcohol swabs.
p. Descartar a lanceta no descartex retirando a tampa do lancetador pressionando o clipe branco que segura a lanceta até que a mesma se solte. Depois de concluir o teste, descartar a tira-teste e as luvas usadas em recipiente adequado com símbolo e inscrição de resíduo biológico.
q. Realizar uma lavagem completa das mãos.

r. Anotar o resultado do exame na carteirinha de medição de glicemia do cliente e registrar o valor em livro específico.
s. Entregar ao cliente a declaração de serviço farmacêutico realizado.
t. Orientar o cliente sobre o resultado do exame. Se apresentar por seguidas vezes valores fora da normalidade (abaixo de 70mg/dL e acima de 100mg/dL), deve ser orientado a consultar um médico, seguir a prescrição médica, fazer dieta adequada e/ou fazer atividade física moderada.
u. Resultados elevados ou baixos de glicose no sangue podem indicar problemas médicos potencialmente graves. O sensor exibe resultados de 20 mg/dL a 500 mg/dL. Se o resultado do teste for inferior a 20 mg/dL, a mensagem LO (Baixo) será exibida na tela do visor. Esse resultado indica hipoglicemia grave (nível baixo de glicose no sangue). Se obtiver resultado LO (Baixo) e apresentar sintomas como fraqueza, sudorese, nervosismo, dor de cabeça ou confusão, seguir as recomendações do médico para o tratamento de hipoglicemia. Se obtiver resultado LO (Baixo), porém não apresentar sintomas de nível baixo de glicose, repitir o teste com uma nova tira-teste. Se obtiver um resultado LO (Baixo) na repetição do teste, seguir as recomendações do médico para o tratamento de hipoglicemia.
v. Se o resultado do teste for superior a 500 mg/dL, a mensagem Hl (Elevado) será exibida na tela do visor. Esse resultado indica hiperglicemia grave (nível elevado de glicose no sangue). Se obtiver resultado Hl (Elevado) e apresentar sintomas como fadiga, sede, excesso de urina ou visão turva, seguir as recomendações do médico para o tratamento de hiperglicemia. Se obtiver resultado Hl (Elevado), porém não apresentar sintomas de níveis elevados de glicose no sangue, repitir o teste com uma nova tira-teste. Se obtiver um resultado Hl (Elevado) na repetição do teste, seguir as recomendações do médico para o tratamento de hiperglicemia. 
w. Usar álcool isopropílico ou álcool 70% para limpar a parte externa do lancetador. Se desejar, remover a tampa, lavar com água morna e enxaguar bem. OBS.: Não mergulhar o lancetador em água ou em qualquer outro tipo de líquido.

6. Referências bibliográficas:

1. Diabetes Atlas committee. Diabetes Atlas: executive summary. 2. ed. Belgian: International Diabetes Federation, 2003.

2. UK Prospective Diabetes Study (UKPDS) Group. Intensive blood-glucose control with sulphonylureas or insulin compared with conventional treatment and risk of complications in patients with type 2 diabetes (UKPDS33). Lancet 1998; 352(9131):837-53.

3. Manual do Usuário Optium MiniTM Abbott.