Produtos Digitais

Imagem
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas R$ 25,00 Manual de Boas Práticas Farmacêuticas para atender os requisitos da  Resolução nº 44/09  da ANVISA e  Resolução nº 357/01  do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de Boas Práticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos comercializados e serviços prestados pelo estabelecimento. Normas elaboradas de acordo com as rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos. Clique aqui  para comprar o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para Farmácia R$ 25,00 O plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido e a preservação do meio ambiente. Mini

Antidislipidemiantes

Lipoproteínas = complexos de lipídeos e proteínas específicas, chamadas de apolipoproteínas.
Colesterol total = VLDL + LDL + HDL
LDL e VLDL são responsáveis por carrear lipídeos nas paredes das artérias, já o HDL exerce efeito antiaterogênico, retira o colesterol da parede das artérias.
O acúmulo excessivo de lipoproteínas pode gerar algumas patologias, como isquemia do miocárdio, hipóxia e anóxia do miocárdio.
Tratamento: dieta, exercícios, perda de massa corporal e administração de fármacos hipolipemiantes. Objetivo = ↓ LDL e/ou VLDL e ↑ HDL.
 

5 classes de fármacos:

 
Inibidores da HMG-Coa: estatinas à sinvastatina (pró-fármaco), atorvastatina, fluvastatina, rosuvastatina.
Inativam a HMG-COa redutase, enzima responsável por mediar a 1ª etapa da síntese de esteroides. Reduzem a síntese de colesterol hepática e o aumento dos receptores LDL leva ao catabolismo de LDL, a remoção de LDL do plasma para os hepatócitos é aumentada, reduzindo os níveis de LDL.
Devem ser administrados em dose única à noite devido ao pico matinal na síntese do colesterol. Exceções: atorvastatina e rosuvastatina (maior meia vida).
São inibidores da CYP-3A4.
Efeitos adversos: hepatotoxicidade e miopatia (rabdomiólise).
 
Fibratos: derivados do ácido fíbrico à genfibrozila, fenofibrato, ciprofibrato.
Regulam a transcrição de mediadores, pois são ligantes do receptor de transcrição nuclear PPAR-α, desse modo causam o aumento da oxidação de ácidos graxos no fígado e no músculo estriado.
Empregados principalmente na hipertrigliceridemia, ↓ VLDL.
Efeitos adversos: hepatotoxicidade e miopatia.
 
Resinas sequestradoras de ácidos biliares: colestipol e colestiramina.
São resinas trocadoras de cátions, insolúveis em água que atuam se ligando aos ácidos biliares no lúmen intestinal impedindo sua reabsorção.
Para o tratamento da hipercolesterolemia primária (↑ LDL isolada). Diminuem prurido em pacientes com colestase. Aumento dos sais biliares. Tratamento da intoxicação por digitálicos.
Efeitos adversos: constipação intestinal, distensão abdominal, interferência na absorção de algumas vitaminas.
 
Inibidores da absorção intestinal de esteroides: ezetimiba.
Inibidor seletivo da absorção intestinal de colesterol e fitoesterol.
 
Niacina (Vit. B3)
Inibem a secreção de VLDL, o que resulta na diminuição da produção de LDL.
Efeitos adversos
: irritação gástrica, rubor, baixa incidência de hepatotoxicidade.