Produtos Digitais

Imagem
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas R$ 25,00 Manual de Boas Práticas Farmacêuticas para atender os requisitos da  Resolução nº 44/09  da ANVISA e  Resolução nº 357/01  do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de Boas Práticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos comercializados e serviços prestados pelo estabelecimento. Normas elaboradas de acordo com as rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos. Clique aqui  para comprar o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para Farmácia R$ 25,00 O plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido e a preservação do meio ambiente. Mini

Ansiolíticos, Hipnóticos e Sedativos

Ansiolíticos devem reduzir a ansiedade exercendo efeito calmante.
Hipnóticos devem produzir sonolência.
 

Ansiolíticos serotoninérgicos à agonista do receptor 5HT1A. Ex.: buspirona (não causam sedação ou incoordenação, ausência de interação com álcool).

Ansiolíticos noradrenérgicos à tratamento complementar, subjacente à ansiedade à agonista ɑ2 (clonidina), β-bloqueadores (reduzem os sintomas físicos da ansiedade = taquicardia, tremores, sudorese).

Benzodiazepínicos à neurotransmissor GABA liga-se ao receptor GABAa à aumenta a condução de Cl- para o meio intracelular à leva à hiperpolarização à efeito inibitório. ↑ frequência de abertura dos canais de Cl-.

São altamente lipossolúveis, metabolizados no fígado, sendo que a maioria sofre oxidação (fase I) no citocromo P450 (CYP-3A4), seguido de conjugação (fase II) para formar glicoronídeos que são excretados na urina.
Classificação: (ação)
- Ultracurta: midazolam
- Curta: lorazepam
- Média: alprazolam
- Longa: diazepam, clonazepam, bromazepam
Compostos de ação curta são úteis como hipnóticos e de ação longa são úteis como ansiolíticos e anticonvulsivantes. Não tem efeito antidepressivo, apenas o alprazolam tem.

Uso clínico: ansiedade aguda, indução do sono (hipnose) – apenas para o tratamento da insônia em curto prazo, há o desenvolvimento de tolerância em curto prazo (1-2 sem), amnésia anterógrada (procedimentos cirúrgicos), anticonvulsivante (capazes de inibir o desenvolvimento e a propagação da atividade elétrica no SNC), componente da anestesia (altas doses deprimem o SNC até o estágio III da anestesia geral), relaxamento muscular (na ansiedade é comum o aumento do tônus muscular).

Efeitos adversos:
- Efeitos tóxicos devido a superdosagem: sono prolongado sem depressão grave da função cardíaca ou respiratória. Depressão respiratória grave se usado com álcool.
- Efeitos adversos durante o uso terapêutico: sonolência durante o dia, confusão, diminuição da memória, comprometimento da coordenação motora, diminuição da função cognitiva.
- Tolerância, dependência, abstinência: dependência = administração contínua, tolerância = necessidade de aumentar a dose para produzir efeito, abstinência = insônia e excitabilidade do SNC, ansiedade aumentada.
Flumazenil à antagonista dos BZD, usado na reversão de overdose por BZD. Tem mais afinidade pelo local de ligação dos BZD.

Barbitúricos à mesmo mecanismos de ação dos BZD, porém aumentam a duração de abertura dos canais de Cl-.

Uso clínico: anticonvulsivante (fenobarbital), anestesia (tiopental).
Efeitos adversos
: semelhantes aos BZD. Podem levar a depressão respiratória e coma.