Produtos Digitais

Imagem
Manual de Boas Práticas Farmacêuticas R$ 25,00 Manual de Boas Práticas Farmacêuticas para atender os requisitos da  Resolução nº 44/09  da ANVISA e  Resolução nº 357/01  do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de Boas Práticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos comercializados e serviços prestados pelo estabelecimento. Normas elaboradas de acordo com as rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos. Clique aqui  para comprar o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para Farmácia R$ 25,00 O plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde tem o objetivo de definir medidas de segurança e saúde para o trabalhador, garantir a integridade física do pessoal direta e indiretamente envolvido e a preservação do meio ambiente. Mini

POP 017 - Limpeza da caixa d’água e do reservatório de água

Limpeza caixa d'água

1. Objetivo: limpar a caixa d’água a cada seis meses conforme legislação vigente e garantir a qualidade da água que chega através dos sistemas de abastecimento, mantendo as condições higiênicas.

2. Áreas envolvidas: área de limpeza.

3. Responsabilidades: é de responsabilidade do profissional de serviços gerais realizar a limpeza da caixa d’água.

4. Material necessário: balde, escova de limpeza, hipoclorito de sódio, luvas, pano e rolha.

5. Procedimentos:

a. Feche o registro geral.
b. Esvazie a caixa d’água abrindo as torneiras, apertando a descarga ou abrindo o expurgo.
c. Quando o volume da água estiver a 15 cm do fundo da caixa, utilizando luvas de borracha, feche o expurgo do reservatório e as torneiras e tampe a saída da água com uma rolha.
d. Comece a limpeza com a própria água que sobrou, usando somente escova. Não use sabão, detergentes ou produtos químicos.
e. Remova a água suja através do expurgo ou com auxílio de baldes e panos limpos.
f. Com o expurgo aberto, abra a entrada da água na boia ou registro geral para lavar com água corrente as paredes já escovadas.
g. Com a caixa cheia, adicione 2 litros de NaClO para cada 1000 litros de água e deixe descansar por 2 horas.
h. Feche novamente o registro ou tranque a boia, impedindo que a água entre na caixa d’água.
i. Abra as torneiras e dê descarga até esvaziar totalmente o reservatório. Esta água também servirá para desinfetar os canos.
j. Feche as torneiras, abra a entrada da água e deixe encher a caixa d’água.
k. Lave a tampa e feche totalmente a caixa, anotando a data em que a limpeza foi realizada em livro de registro específico.

6. Referências bibliográficas:

Portaria MS n.º 518, de 25 de março de 2004.